Pressão
Como você já sabe, a atmosfera é a mistura de vários gases, onde cada um exerce uma pressão parcial. A soma de todas estas pressões parciais dos elementos componentes é chamada de “Pressão Atmosférica”.
Esta totalidade das pressões é consequência da força de atração à medida que se eleva na atmosfera e pode ser medida em qualquer nível.
Conceitualmente, pressão é a força exercida por unidade de área
Onde, no sistema de unidades:
- P = newton;
- A = m
- F = M x g,sendo (M = V x p) e (g = 9,8066 m/seg²)
Variações de Pressão
Temperatura
Quanto maior a temperatura, menor a pressão.
Densidade do ar
Quanto maior a densidade, maior a pressão.
Altitude
A pressão diminui com o aumento da altitude.
Umidade do ar
Quanto maior a umidade, menor a pressão.
Latitude
Quanto maior a latitude, maior a pressão.
Variação diária “maré barométrica”
A pressão atinge 2 valores máximos (às 10:00 e
22:00 horas) e 2 valores mínimos (04:00 e
16:00 horas) por dia.
Variação dinâmica
Provocada pelos movimentos horizontais de
massas de ar de densidade diferente, frentes
e oclusões.
Valores para cálculos de altitude:
- 1 hPa = 30 pés = 9 metros;
- 1 pol = 1000 pés = 300 metros;
- 1 mm = 36 pés = 12 metros.
O Barômetro é o instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica e possui dois tipos: Barômetro de mercúrio ou hidrostático e o Barômetro aneróide ou metálico. E o Barógrafo é o instrumento que registra a pressão.
Sistema de Pressão
Quando a pressão é reduzida ao nível médio do mar, cada estação meteorológica é analisada nos centros de previsão, para verificar um aumento ou decréscimo uniforme para um determinado ponto, denominado de centro.
Conheça agora os sistemas fechados e abertos de alta e baixa pressão.
Sistemas Fechados:
- de alta pressão – divergente – anticiclones: sistema que apresenta as mais elevadas pressões em seu centro; e a partir dele as pressões vão diminuindo gradativamente. Geralmente associados com o bom tempo.
- de baixa pressão – convergente – ciclones: sistema que apresenta pressões mais baixas no seu centro; e a partir dele as pressões vão aumentando gradativamente. Geralmente associados com mau tempo.
Sistemas Abertos:
- crista ou cunha: área alongada de alta pressão, onde a partir dela as pressões diminuem para a periferia do sistema. Associada com bom tempo.
- cavado: área alongada de baixa pressão, onde a partir dela as pressões aumentam para a periferia do sistema. Associado com mau tempo.
- col ou colo: região compreendida entre dois centros de alta e dois centros de baixa pressão, onde a região apresenta ventos fracos e variáveis.
Altimetria
Tenho certeza que você já ouviu falar sobre Altura, Altitude ou Nível de Voo, não é? E sabe que entender a diferença de cada um destes conceitos é de vital importância para a segurança de voo, pois confundi-los pode colocar a aeronave em risco.
Para isso, estudamos a Altimetria, que faz parte da Meteorologia Aeronáutica e trata dos métodos e instrumentos utilizados na representação dos níveis de voo, ou seja, é a técnica de se usar o altímetro.
O Sistema de Altimetria de uma aeronave é composto por todos os equipamentos envolvidos no processo de coletar a pressão estática do ar não perturbado, para disponibilizar informações de altitude pressão.
O instrumento utilizado a bordo para medir alturas ou altitudes é o Altímetro, que se constitui, na maioria das aeronaves, em forma barômetro aneroide. Ele indica os valores altimétricos que dependem dos referenciais de pressão que o piloto introduz no instrumento.
Contudo, antes de explanar sobre a Altimetria, vamos relembrar alguns conceitos básicos:
- Altitude é a distância entre o nível médio do mar e um determinado nível considerado, podendo ser nível de voo, o topo de uma montanha, ou até mesmo um aeródromo;
- Altura é a distância entre uma determinada referência e um nível, ponto ou objeto considerado. Como por exemplo a altura de um prédio em relação ao chão;
- Nível de voo é a distância da aeronave em relação à superfície isobárica de 1013, 25 hPa.
Contextualizando Para você entender o conceito de nível de voo na prática, conheça o Regulamento de Tráfego Aéreo que fala sobre os Níveis de Cruzeiro, que é o nível de voo em que a aeronave se mantém durante a maior parte do voo. No processo de planejamento do voo, o piloto estabelece o nível de voo a ser utilizado em função do rumo magnético que se pretende voar, de acordo com a regra: Em voo entre o rumo 360º e 179º, devesse utilizar um nível ímpar. E em voo entre o rumo 180º e 359º, deve-se utilizar um nível par.
Em seguida, neste capítulo você irá conhecer a prática da Altimetria, assim como, os cálculos de ajustes e erros altimétricos; os conceitos de altitude de transição e nível de transição aplicado ao Sistema de Tráfego Aéreo Brasileiro; e a aplicação da altitude densidade.
Quer entender melhor?
Se você quer aprender sobre como o comportamento da pressão atmosférica e sua relação com os sistemas de pressão, altimetria e desempenho da aeronave garantem a segurança nos voos, acesse o conteúdo completo no link abaixo e aprofunde seus conhecimentos técnicos: